
POR CORREIO BRAZILIENSE – “Aqui estamos nós. O pequeno bebê Leo nasceu depois de quase 30 horas de parto, durante o qual tive todo o apoio de Biff. Tem sido superfácil até o momento. (…) Ele é muito saudável.”
A fala parece mais um de vários comunicados de mãe que acabam de receber em seus braços o filho recém nascido, mas foi dita em um contexto raro. O pequeno Leo nasceu do ventre de um homem transexual, o norte-americano Trystan Angel Reese, 34 anos.

O anúncio foi feito em vídeo publicado no Facebook, no qual Trystan e Leo aparecem ao lado do pai do bebê, Biff Chaplow, casado desde 2010 com Trystan. “Da próxima vez que alguém disser a vocês que dois homens não podem ter um bebê, mostrem esse vídeo”, ainda brinca Biff. “Porque nós o fizemos, e isso é incrível”, completa Trystan. Assista:
O casal tem também dois filhos adotivos e tentava havia algum tempo um filho biológico. Como muitos homens trans, apesar de fazer tratamento com testosterona e ter retirado cirurgicamente os seios, Trystan manteve os órgãos reprodutores femininos.

No ano passado, ele sofreu um aborto espontâneo, o que deixou o casal apreensivo, mas não sem esperanças. Depois de seis meses de tentativas, Trystan engravidou mais uma vez, levando-o a suspender novamente o tratamento a base de testosterona.

Dessa vez, tudo deu certo, e o pequeno Leo Murray Chaplow veio ao mundo, em Portland (Oregon), na noite da sexta-feira (14 de julho), pesando 4,3kg e medindo 54cm.