
O prefeito em exercício de Eunápolis, Flávio Baioco e a secretaria de Saúde, Stela Souza, assinaram carta de intenção, junto ao governo federal, para implantação do programa Casa de Parto, no Hospital Regional de Eunápolis. A assinatura foi nesta terça-feira, 05 de dezembro.
O programa vai disponibilizar recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 700 mil. O equipamento será implantado em um espaço construído na área externa do Hospital Regional, e será uma estrutura diferenciada para as gestantes.
As Casas de Parto são locais destinados a prestar um atendimento humanizado e de qualidade, exclusivamente ao parto normal, e que funcionam integradas a um hospital, porém, fora dele, e de acordo com as novas recomendações do Ministério da Saúde, com no máximo 200 metros de distância deste local.
Lá são desenvolvidas atividades educativas e de humanização relacionadas à gravidez e à chegada do bebê, o acolhimento de gestantes e do seu acompanhante, a avaliação das condições de saúde maternas e fetais, e a garantia de uma assistência segura ao recém-nascido e à mulher em todo seu ciclo: pré-natal, intraparto e pós-parto.
Estes locais também devem garantir a remoção segura das mulheres e de seus bebês nos casos de urgência e emergência até o hospital mais próximo.