
COM INFORMAÇÕES DE ALINE CABRAL – Professores de pelo menos 30 escolas da rede municipal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (31/07). A mobilização, convocada por meio de assembleia geral da categoria, realizada no dia 24 passado, reivindica melhoria das condições de trabalho e recuperação da estrutura física das escolas que está completamente deteriorada.
A concentração aconteceu na Praça do Bairro Centauro, em frente à casa do prefeito Robério Oliveira (PSD). Os manifestantes cobraram a presença da secretária de Educação, Maureen Lacerda, e do secretário de Administração, Luis Otávio. Sem respostas eles resolveram ocupar a área externa do gabinete do prefeito, no mesmo Bairro.
Um dos membros do Sindicato, Jorge Amorim reclamou que desde o início do ano letivo faltam professores, auxiliares de serviços gerais, além de cuidadores para crianças e estudantes com necessidades especiais. Eles reivindicaram ainda reforma nas escolas, reposição de carteiras escolares, transporte e um plano de carreira para profissionais com pós-graduação.

“Vigilantes, merendeiras, cozinheiras, todos necessitam de pagamento. Nós professores recebemos, mas nós não fazemos educação sozinhos. Nós dependemos desses outros profissionais. Então efetuam o pagamento desses profissionais que contribuem diretamente com a educação de Eunápolis”. Disse Amorim.
A Prefeitura de Eunápolis foi consultada pela redação do Blog mas não se manifestou a respeito do movimento dos professores.