
Após o anúncio do governo do estado sobre a extinção da Inspetoria da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) na cidade de Eunápolis (Diário Oficial de 02 de janeiro) diversos setores da sociedade vêm oferecendo resistência à medida.
O deputado estadual Jânio Natal, reeleito em outubro de 2018, disse em nota que “se depender da sua atuação parlamentar a SEFAZ não sairá de Eunápolis”.
Representante do Extremo Sul na Assembleia Legislativa, o deputado explica que tem sido procurado por diversas lideranças importantes da região, preocupadas com as notícias da extinção da Inspetoria Fazendária de Eunápolis, que passará a ser agregada a Teixeira de Freitas.
Após ouvir os protestos, o deputado informa que solicitou ao Governador Rui Costa a realização de um estudo mais detalhado do assunto, visando manter a SEFAZ de Eunápolis.
CONTRÁRIO À FUSÃO
Contra a fusão da SEFAZ de Eunápolis com o núcleo de Teixeira de Freitas, Jânio Natal argumenta que a arrecadação da Inspetoria Fazendária de Eunápolis supera a de Teixeira de Freitas, perdendo apenas para as de Vitória da Conquista e Barreiras, no interior do Estado.
Por fim, ele lembra que, pela situação geográfica, Eunápolis fica melhor localizada para atender aos municípios da região.
DIFICULDADE
A Inspetoria da SEFAZ em Eunápolis atendia toda a microrregião – Belmonte, Cabrália, Porto Seguro, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga. Os contribuintes – Pessoa Física e Jurídica – dos 8 municípios agora ficam sem poder negociar dívidas diretamente com a SEFAZ e resolver outras pendências.