IMAGENS DE VÍDEO SÃO DE BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS – Indígenas que habitam na região e atuam no combate aos incêndios no Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal, em Porto Seguro, encontraram, na manhã desta segunda-feira (04/03), uma paca atingida pelo fogo. Os brigadistas voluntários dizem que já encontraram, “além de paca, outros animais silvestres como preguiça e quati, mortos no meio desse fogaréu todo”.
O vídeo do animal morto foi enviado para a redação pelo professor indígena Edimarcos Poncada Santana. Segundo ele, “o registro foi feito com um celular quando um grupo viu o animal numa picada da mata”. As imagens foram captadas na segunda-feira (04/03).
O animal (Cuniculus paca) é uma espécie de roedor de hábitos noturnos, de pelo duro e eriçado chegando a pesar 12 quilos, quando adulto. O professor explicou que “o termo ‘paca’ se origina do nome tupi para o animal ‘paka’, que também significa ‘vigilante, desperto, sempre atento’”. O animal vive em florestas tropicais, perto de lagos, rios ou riachos e mora em buracos no chão.
Além de devastar a Mata Atlântica e causar a morte de animais e aves, o incêndio ameaçava as aldeias dos índios Pataxós instalados na unidade, de 22,3 mil hectares.
Os brigadistas voluntários atuam ao lado de 37 bombeiros militares, enviados pelo Governo do Estado, as brigadas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) que administra a reserva, além de uma equipe da empresa Veracel Celulose.