
COM INFORMAÇÕES DE ASCOM – O deputado estadual Jânio Natal (Podemos) recorreu ao congressista João Bacelar, na Câmara Federal, em Brasília, para defender a manutenção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão federal responsável pela saúde indígena desde 2010 e que agora, por meio do Ministério da Saúde, vem demonstrando o desejo de municipalizar o serviço, transferindo o atendimento aos indígenas para as prefeituras de todo o país.
“Diante do caos em que se encontra a maioria das prefeituras, por todo o Brasil, isso seria um verdadeiro desastre, para os nossos índios. Além da própria falta de dinheiro, muitos prefeitos não têm o carinho e o respeito devido aos indígenas” protestou o parlamentar baiano.
Do ponto de vista do deputado Jânio Natal, se o atendimento à saúde indígena for municipalizado, “os índios correm sérios riscos de verem piorar ainda mais os serviços de que dispõem hoje, através da SESAI”.
Preocupado com esta verdadeira ameaça, o deputado saiu em defesa dos índios. Como o assunto é de jurisdição federal, Jânio solicitou a ajuda do deputado federal João Bacelar, presidente estadual do seu partido (PODEMOS), para que atuem juntos, “em defesa da saúde indígena, tão maltratada pelo poder público”. Frisou.
“Este é um assunto muito sério, e faremos tudo que estiver ao nosso alcance, para defender a saúde dos nossos índios”, salientou Jânio Natal.