
O Censo Escolar 2018 apontou que o Brasil tem 181,9 mil escolas da educação básica. Dessas, 16% não contam com banheiro dentro do próprio prédio, 49% não estão ligadas à rede de esgoto, 26% não possuem acesso à água encanada e 21% não contam com coleta periódica de lixo.
Preocupado, o deputado Ronaldo Carletto (PP) encaminhou uma Indicação ao ministro de Educação, Abraham Weintraub, sugerindo a criação de um programa de governo que ofereça apoio técnico e financeiro para melhorar a infraestrutura sanitária das escolas públicas do país.
Segundo o parlamentar, a situação é mais preocupante em Unidades da Federação da região Norte. No Acre, por exemplo, somente 23% das escolas têm água potável jorrando das torneiras.
“Os índices de saneamento dos colégios brasileiros observam diferenças não apenas entre as regiões, mas também no cenário rural x urbano. É clara a necessidade de ação urgente do Governo Federal, cumprindo o seu papel constitucional de mitigar as desigualdades no que se refere também à infraestrutura sanitária das escolas das redes de ensino infantil, fundamental e médio do Brasil”, afirmou o deputado. – FONTE: ASCOM DO DEPUTADO FEDERAL RONALDO CARLETTO (PP)