
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quinta-feira (03/02) com o mandatário do Peru, Pedro Castillo, na cidade de Porto Velho, em Rondônia.
No encontro, que foi o primeiro entre os dois chefes de Estado, Bolsonaro vestiu o tradicional chapéu de “rondero” de Castillo, símbolo do movimento “rondas campesinas” no qual o mandatário militava, e disse que “superou” as diferenças com o peruano.
“Queremos uma América do Sul livre, com liberdade de expressão e liberdade de imprensa para todos. Logicamente que esse encontro tem a ver com isso: ter uma boa relação para a democracia imperar de fato. Foi tudo superado”, disse o brasileiro.
O ultradireitista havia lamentado a vitória de Castillo, do partido de esquerda Peru Livre, nas eleições presidenciais realizadas em 2021. À época, Bolsonaro afirmou: “Perdemos agora o Peru. Voltou, ao que tudo indica, falta 1% de apuração lá, só um milagre para reverter, vai reassumir um cara do Foro de São Paulo”.

Após o encontro, as chancelarias brasileira e peruana divulgaram comunicado conjunto que afirma que ambos os países trabalharão para “estreitar laços” nas áreas de comércio e produção conjunta.
“Os presidentes assinaram acordos também em matéria de saúde para promover um programa de cooperação com foco no funcionamento de sistemas de informação e telemedicina, que permitirá fortalecer a atenção primária”, disse a Presidência do Peru.

Já o Itamaraty afirmou que os mandatários “destacaram a necessidade de retomar operações policiais conjuntas na zona de fronteira, tão logo as condições sanitárias permitam”.