Festa D’Ajuda, em Porto Seguro, recebe registro de Patrimônio Imaterial

Featured Notícias

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, sancionou a lei Nº1740/22 que declara a festa de N.S. d’Ajuda Patrimônio Imaterial da cidade. Primeiro Santuário Mariano do Brasil, o Arraial d’Ajuda, homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros Jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador e Ajuda.

No século XVI (16), o famoso Jesuíta José de Anchieta escreveu sobre o “sonoro brando sussurro da água que milagrosamente jorrou de uma fonte fora do frontispício da igreja…”

Prefeito Janio Natal – Foto: Arquivo

A festa de N.S. d’Ajuda acontece de 07 a 15 de agosto e é considerada uma das mais importantes romarias do Brasil, atraindo devotos e turistas de todo o mundo, mantendo sua força religiosa, histórica e cultural como uma das principais referências identitárias da terra mãe do Brasil.

O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade.

EUNÁPOLIS

Em Eunápolis, projeto de lei da Câmara, que torna a Romaria de Nossa Senhora D’Ajuda Patrimônio Imaterial está adormecida na gaveta da prefeita Cordélia Torres, do DEM, que ainda não sancionou a matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *