
Pasmem, em pleno século 21, só agora os pacientes internados no Hospital Regional de Eunápolis vão poder tomar banho com água quente, algo que é garantido por lei até para internos do sistema penitenciário. Em novembro de 2021 eu mesma presenciei pacientes que tiveram seus filhos e não deram banho nos bebês, porque a água não tinha a temperatura apropriada.
Pois bem, finalmente, com a instalação das placas solares isso será possível. Antes, não era oferecido por a rede elétrica da unidade não suportava a carga.

O Regional é, de muito, uma colcha de retalhos, que o estado abandonou e que os governos municipais, com boa vontade, fazem remendos, mas nenhum município tem condições de suprir, com recursos dos seus munícipes, um hospital que atende a toda uma região e mais os acidentes, alguns de grandes proporções, nas duas rodovias federais que cortam o município de Eunápolis.
Bom, mas desta vez o Hospital Regional de Eunápolis acaba de ampliar o reservatório de oxigênio bem como instalar placas solares para economizar energia e modernizar a estrutura.

O novo reservatório de oxigênio possui capacidade três vezes maior do que o anterior, garantindo menor necessidade de manutenção e maior segurança para os pacientes que precisam do serviço.
O oxigênio é utilizado principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na ala vermelha do hospital, sendo destinado também para o SAMU e o programa Melhor em Casa, que disponibiliza oxigênio para pacientes que necessitam de cuidados em domicílio.
Já a instalação das placas solares, que está em processo de finalização, garante maior suporte elétrico para o hospital, sendo uma opção que exige menos manutenção, gera menor custo para o município e não agride o meio ambiente.

O diretor administrativo da unidade, Lúcio Franca, consultado pela editoria do blog, não soube informar qual o custo com energia nem a economia que será realizada por ano, após a instalação das placas solares. Mas é de conhecimento de todos que a nova estrutura física vai melhorar um pouco a vida dos pacientes.