Internautas de Porto Seguro denunciam abandono de equipamento do século XVI tombado pelo IPHAN

Featured Notícias
O Fortim de Santa Cruz é do século XVI e foi tombado pelo IPHAN – Foto: Reprodução Redes Sociais

As redes sociais voltam a denunciar o abandono e o descaso da Prefeitura de Porto Seguro com o patrimônio histórico nacional. Na página do Facebook, o morador Fauzi Simão Neto denuncia o estado dos canhões do Fortim de Santa Cruz, um dos raros equipamentos do século XVI que existem na cidade, segundo o historiador Francisco Cancela.

“Um dos raros equipamentos do século XVI que temos na cidade se transformou em símbolo de desprezo pela história e pelo patrimônio. Deve-se lembrar de que isto é um evidente crime, pois esta bateria consta na lista dos bens tombados pelo IPHAN”. Avisou o professor.

Na página, outros internautas sugerem que a área seja revitalizada junto com a mata remanescente na encosta e que seja transformada em Parque Municipal com proteção. Veja o link:

http://https://www.facebook.com/fauzi.simao/videos/pcb.10217100695765618/10217099375172604/?type=3&theater

VEREADOR DIZ QUE COBROU MEDIDAS

O vereador Rodrigo Borges, do PV de Porto Seguro, usou a página do professor Francisco Cancela, para explicar que fez inúmeras cobranças ao Poder Executivo, referente à manutenção e preservação dos canhões e da Cidade Histórica. Em seguida se defendeu:

“Faço minha parte em cobrar, e se seu tivesse maquinários pode ter certeza que eu mesmo faria. Gostaria mesmo viu de ser responsável e ter poder de fazer pela cidade”. E lamentou: “Mas não sou Executivo”.

Print da declaração do vereador Rodrigo Borges.

Também a presidente da Câmara de Diretores Lojista da cidade, Cecília Nakamura, se manifestou na mesma postagem cobrando mais ações do Poder Executivo.

Print do comentário da presidenta da CDL, Cecília Nakamura.

SOBRE O FORTIM

O Fortim de Santa Cruz fica localizado na encosta do tabuleiro do Centro Histórico. Possivelmente, foi instalado em 1526. A base da bateria foi objeto de análise de Godofredo Filho, na década de 1960, sendo identificada como do século XVI. Os canhões, no entanto, são de outro fortim, que ficava na barra, na parte baixa da cidade – destruído na época da construção do cais. Eles [os canhões], em sua maioria, têm o brasão do império, sendo do século XIX. E, infelizmente, estão expostos a todo tipo de intempérie.

Aspectos do equipamento – Foto: Reprodução Redes Sociais

A redação manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Seguro e aguarda uma resposta.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *