Quem é Kátia Oliveira, a deputada eleita que ficou com a vaga que seria de Cordélia Torres

Featured Opinião do Blog
Primeira-dama do município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), Kátia Oliveira (MDB)

A primeira-dama do município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), Kátia Oliveira (MDB), de 44 anos, foi eleita deputada estadual no dia 7 de outubro. Kátia obteve 27.206 votos e foi a candidata mais bem votada em Simões Filho, somando um total de 15.134 votos.

Detalhe, Kátia Oliveira disputou e ganhou pela vaga no partido que, historicamente, seria da candidata Cordélia Torres, de Eunápolis.

Meses antes do pleito, Cordélia deixou o MDB pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), buscando justamente fugir de um possível coeficiente eleitoral muito alto para a sua capacidade de votos. No entanto, o PMB terminou se coligando no chapão de candidatos a deputado estadual de Rui Costa, inviabilizando a eleição de Cordélia.

Tivesse feito a leitura mais acertada do cenário e agora seria a segunda deputada de Eunápolis.

Isto porque, com dois mil votos a mais que a deputada Kátia Oliveira, Cordélia Torres atingiu 29.058 mil votos em toda a Bahia sendo também a mais bem votada de Eunápolis onde somou 19.223. Sua oponente, a filha do prefeito, Larissa Oliveira (PSD), foi a segunda mais votada na cidade com 9.098.

As duas candidatas de Eunápolis perderam a eleição e a leitura dos conhecedores da política local é que tanto Robério Oliveira quando seu oponente, Paulo Dapé, perderam também suas cadeiras de estrategistas.

Os dois eram considerados fenômenos na história política de Eunápolis. Robério com quatro eleições individuais ganhas, e mais uma meia dúzia com sua influência direta. E Paulo Dapé, com duas eleições ganhas e relativo bom desempenho da sua mulher e dos seus dois filhos nas eleições que disputaram.

Se isso será mantido nas eleições municipais de 2020, só o próximo momento político e histórico poderá dizer. Mas os resultados de hoje vão influenciar o futuro. Por exemplo, há quem diga que a liderança de Robério acabou com a Operação Fraternos. Por outro lado, após três tentativas fracassadas, seguidamente, o eleitor começa a cansar de uma aposta tão furada quanto Cordélia Torres, o que talvez determine a entrada do próprio Dapé na disputa de 2020.

Até lá, os comentários e as piadas típicas do jogo político correm sem limites na varanda Senadinho.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *