Morre “dona Lourdes do Cartório”, primeira tabeliã de Eunápolis

Featured Notícias
Dona Lourdes e filhos no aniversário do ano passado. Foto: AGazetaBahia

O corpo da tabeliã aposentada Maria de Lourdes Tavares Leite será enterrado às 09h de sábado (16), no Cemitério da Consolação, no Bairro do Pequi, em Eunápolis. Ela morreu na manhã desta sexta-feira (15), no Hospital Ames, onde estava internada. O corpo está sendo velado na casa da matriarca da família Tavares Leite que fica na Rua Maria Quitéria, número 471, atrás da Catedral da cidade.

Maria de Lourdes Tavares Leite, conhecida como ‘dona Lourdes do Cartório’, faria 88 também neste sábado. Ela foi a primeira Tabeliã da Comarca de Eunápolis e o seu primeiro cartório foi instalado no antigo povoado que começou a partir do território correspondente ao atual distrito de Gabiarra. Também foi casada com Eliezer Leite, ex-prefeito da cidade de Santa Cruz Cabrália. Dona Maria de Lourdes deixa 4 filhos, netos e bisnetos.

RECORDAÇÕES

O jornalista e historiador Roberto Martins, que está em Belmonte para o lançamento do livro “O Prefeito”, lamentou a morte de dona Lourdes. Na manhã desta sexta-feira ele contou que “sempre ia na casa dela para reuniões do Partido dos Trabalhadores, com o ex-vereador Lucas Leite, filho de dona Lourdes, e Monica. Ali eu tomava benção com ela e mantinha dois dedos de prosa”. Relembra.

“Ela estudava em Salvador, morava em Cabrália, quando faleceu a mãe ou o pai, não lembro. Ela fazia o curso de Direito, mas decidiu que não iria morar na capital, quando alguém sugeriu comparem o Cartório que tinha vagado em Gabiarra. Assim o fizeram e ela assumiu”.

Martins, muito amigo de Lucas Leite, filho de dona Lourdes conta ainda que em seguida dona Lourdes veio para o casamento com Eliezer leite, em Porto Seguro. Tempos depois o marido tornou-se prefeito de Santa Cruz Cabrália. Eunápolis pertencia às duas cidades, um pedaço de Porto outro de Cabrália.

Com o filho e ex-vereador Lucas Leite – Foto: Reprodução Redes Sociais.

“Já depois de Eunápolis ser emancipada, o Cartório foi transferido, com autorização do Tribunal de Justiça da Bahia, para o centro do município. São essas coisas que me lembro. Doces recordações”. Destacou.

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Eunápolis, a Câmara de Vereadores e a Ordem dos Advogados do Brasil emitiram notas de pesar pelo falecimento de dona Maria de Lourdes Tavares Leite.

O prefeito Robério Oliveira (PSD), destacou que “dona Lourdes é uma das mais importantes figuras da história do município. Por muitos anos prestou serviços inestimáveis à população como proprietária do primeiro Cartório do ainda povoado de Gabiarra. Dona de uma fé admirável e anfitriã de uma das mais tradicionais famílias do município, a cidade de Eunápolis perde hoje uma de suas pioneiras”.

Também a Câmara de Vereadores de Eunápolis divulgou nota de pesar pelo falecimento de uma das pioneiras da cidade. “A Câmara de Eunápolis manifesta os mais profundos sentimentos pelo falecimento de dona Maria de Lourdes Tavares Leite, uma senhora que durante toda a sua vida foi comprometida com a seriedade do seu trabalho e com a solidariedade”.

Destaca ainda: “Mãe do ex-vereador Lucas Leite, respeitável membro desta Casa de Leis, é com grande tristeza que compartilhamos o momento de dor pelo qual familiares e amigos passam com a perda dessa grande mulher cuja obstinação e competência transformou-se em referência para todos os eunapolitanos.”

A OAB Subseção de Eunápolis, fala da “fé inabalável” e diz que dona Lourdes “deixa belo exemplo de caráter e honestidade, bem como efetivo legado de luta pelo crescimento da cidade, cuja história se confunde com a sua própria”.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *