Inema apreende 54 pássaros em Itamaraju em ação conjunta com a CIPPA

Featured Notícias
Operação apreende 54 pássaros silvestres criados em cativeiro – Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), em ação conjunta com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Porto Seguro), apreendeu, no início da tarde desta quinta-feira (10/10), 54 pássaros em cativeiro durante uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres que atendeu a uma denúncia anônima na cidade de Itamaraju.

Segundo os biólogos do Inema, José Júnior e Débora Ingrid, “a fiscalização ocorreu no Bairro Beiro Rio, em Itamaraju, após recebera, denúncia anônima registrada no órgão ambiental, em Eunápolis”.

Na casa, cujo endereço foi preservado,  foram encontrados pássaros de diferentes espécies, entre eles, 35 papa-capim, oito canários da terra, um periquito, cinco golinhas, dois chorões, um tiziu e quatro aves de espécies não identificadas. As aves estavam presas em gaiolas e arapucas que foram destruídas pelos agentes.

Segundo informações, o proprietário não estava na casa. Os agentes foram recebidos para mulher do passarinheiro, autuada em auto de infração emitido pelo Inema, com base na Lei Federal de crimes ambientais número 9605/98.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones (73) 3261-0217 ou 08000711400. Segundo o artigo 29 da Lei Federal 9605/98 (que dispõe da posse de aves nativas sem autorização do órgão ambiental competente – IBAMA) e artigo 26 da Instrução Normativa Ibama 015/2010 (posse de aves híbridas), manter animais sem autorização em cativeiro é crime ambiental. A previsão de sanção é de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por exemplar nativo não constante em listas de espécies ameaçadas (para estas espécies a multa é de R$ 5 mil, cada).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *